top of page

CASA JOSÉ DE FIGUEIREDO SILVA

A Casa José de Figueiredo Silva disponibiliza salas de escritórios que se diferencia de outros modelos do mercado pelo objetivo central e público que deseja atingir, o que dissemina, também, um novo conceito nas tendências de trabalho colaborativo.

 

A intenção é criar um ambiente de sinergia para aqueles que estão ligados à atendimentos essenciais de serviços para a comunidade e empresas.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

STARTUP "A CASA"

​ONG LEÃO

startupacasa@gmail.com

 

ADVOCACIA POPULAR

Dr. José Patrício de Figueiredo Lustosa

Advogado Popular - OAB/MG 162.340

jpadvpoplar@gmail.com

VISCERAL COMUNICAÇÃO

juniordepaula@visceral.etc.br

(31) 3674-4009

SABARÁ SOLUÇÕES FINANCEIRAS

(31) 3674-2845

(31) 98920-7758

PROGRAMA AGENDA 21 E REDES DE CAPITAL SOCIAL

 

Pretende-se, por meio do “Projeto Agenda 21 e Redes de Capital Social", demonstrar como a participação cidadã da sociedade é importante para a efetivação e aplicação das leis vigentes no ordenamento jurídico brasileiro e para a criação de políticas públicas dando ênfase aos diversos Direitos Humanos e Sociais.

É fato que o ordenamento jurídico brasileiro se agigantou em favor da tutela do equilíbrio do meio ambiente, direitos humanos e do crescimento econômico sustentável. A efetividade dessas leis modernas e avançadas passa a ser o desafio a ser enfrentado pelos governos, empresas, terceiro setor organizado e pela própria sociedade.

 

Trazer a perspectiva do fortalecimento da participação cidadã como forma de controle social para a busca da efetividade da lei e das políticas públicas é o objeto do Projeto que pretende demonstrar que a participação política deverá ser concretizada na atuação do cidadão em Associações de Bairro, Grupos de Mulheres, Grupos de Jovens, Conselhos Municipais, Comitês de Bacia Hidrográfica e na Rede Integrada de Organizações Sociais – RIOS.

Esta é a proposta que se deseja atuar: o fortalecimento da participação cidadã para acarreta a aumento do controle social e a efetividade das leis e das políticas públicas. Dessa forma a aplicação das metodologias comunitárias e o incentivo ao envolvimento tornam-se urgentes e necessários.

As ações propostas para a execução desse Projeto poderão ser mais analisadas e estudadas no site onde se trata sobre a Startup "A Casa". Sendo que a Staup foi desenvolvida para atender prioritariamente a esse projeto, suas ações de realização e monitoramento.

 

PÚBLICO ALVO

Associações de Bairro e ONGs

Igrejas e Movimentos Sociais

Agentes Políticos

Conselhos Paritários

Prefeituras Municipais

Vereadores e Deputados

Lideranças Comunitárias

 

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

STARTUP "A CASA"

​ONG LEÃO

startupacasa@gmail.com

CAPOEIRA PEDAGÓGICA

 

CAPOEIRA PEDAGÓGICA

COMO FERRAMENTA PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

INFANTO - JUVENIL

Capoeira é coisa de se aprender de cada vez um pouco, até o fim de nossos dias, é a arte de bicho, de planta, de pedra, sim. Mas não aprendi nada disso com luneta, régua, mapa, não. Foi tudo no respeito, na reverência, na cadência, com tento no que fosse pé pisando certo nos errantes do mundo. (Trecho do livro Feijoada no Paraíso, a saga de Besouro, o capoeira)

A METODOLOGIA PEDAGÓGICA E TÉCNICAS CULTURAIS

A Capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral da criança e do adolescente. Ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor.

A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada, onde o aprendiz, através de sua prática vinculada ao sentido de cidadania e participação social em Movimentos Sociais ou ONGs.

​A AGENDA 21 E MEIO AMBIENTE

Essa metodologia norteou diversos países e governos na implantação de uma cultura participativa e de uma política não partidária para jovens atuantes com a temática ambiental. No Brasil essa metodologia ganhou força junto as Organizações Sociais do Terceiro Setor e na elaboração de projetos de educação ambiental e mobilização juvenil.

Oficinas de Futuro, Educação Ambiental, Educomunicação e Participação Política saão trabalhadas ao longo das atividades dos capoeiristas, bem como o desenvolvimento da Olimpíada Ambiental com o objetivo de ampliar o conteúdo curricular e enriquecer as práticas lúdicas e pedagógicas das crianças e adolescentes do Projeto “Capoeira Pedagógica”

PÚBLICO ALVO

Projetos Sociais

Escolas Públicas e Privadas

Escolinhas Infantis

Prefeituras Municipais - CRAS

​​

 

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

 

STARTUP "A CASA"

​ONG LEÃO

startupacasa@gmail.com

VEJA O VÍDEO

 

2

1

4

PROJETOS E TRANSPARÊNCIA

3

POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE e EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O movimento ambientalista no Brasil sempre contou com a participação da juventude. Grande parte das entidades ambientalistas contempla nos jovens a sua força mobilizadora e questionadora. Responder quando nasceu o movimento da juventude pelo meio ambiente é uma tarefa complicada. O fato é que se configura no país, o início de um processo de articulação e organização dos jovens que buscam trabalhar e influenciar as políticas públicas de juventude e meio ambiente. Dentre as iniciativas existentes destaca-se: Rede Nacional da Juventude pelo Meio Ambiente (REJUMA), Coletivos Jovens de Meio Ambiente em todos os estados do Brasil, a Rede Brasileira das Agendas 21 Locais, a Rede Mineira da Juventude pelo Meio Ambiente e o Grupo de Trabalho de Juventude no âmbito do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS).

OBJETIVO GERAL:

Consolidar a temática socioambiental e as propostas da Agenda 21 Global nos trabalhos de implantação e implementação das políticas públicas de juventude desenvolvidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Fortalecer a Rede Mineira da Juventude pelo Meio Ambiente;

- Capacitar e orientar gestores e atores juvenis sobre a importância da temática socioambiental na construção de políticas públicas de juventude;

- Realizar formações sobre “Juventude, Meio Ambiente e Políticas Públicas” para jovens atendidos pelos programas sociais.

 - Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Programa Jovens Protagonistas nas escolas públicas e privadas.

 

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

 - Aplicação da metodologia para a formação “Juventude, Meio Ambiente e Políticas Públicas”;

- Oficinas, encontros, palestras e trocas de vivências;

- Utilização da ferramenta “internet” como instrumento de promoção ao intercâmbio estadual, nacional e mundial.

 

PRODUTOS E RESULTADOS ESPERADOS:

- Fortalecimento da Rede Mineira da Juventude pelo Meio Ambiente;

- Consolidar a temática socioambiental como ferramenta transversal de mobilização juvenil para a construção de políticas públicas de juventude no estado de Minas Gerais;

- Estimular a participação dos jovens nos processos da Agenda 21 Local;

- Reforçar o engajamento e a participação da juventude nas questões ambientais;

- Estimular a formação dos Conselhos Municipais de Juventude.

PÚBLICO ALVO

Juventude entre 15 aos 29 anos

Projetos Sociais e Grêmios Escolares

Escolas Públicas e Privadas

Prefeituras Municipais - CRAS

PARCEIROS

INSTITUCIONAIS

STARTUP "A CASA"

​ONG LEÃO

startupacasa@gmail.com

SELFIE MUDA

Programa de Restauração Florestal

“Biodiversidade, Carbono, sociedade”

 

O Programa Restauração Florestal “Biodiversidade, Carbono e Sociedade” contará inicialmente com três projetos que lidarão com a recuperação de áreas e com público alvo diferenciados:

O Projeto Floresta Para Todos tem como objetivo recuperar as matas ciliares de rios que passem em áreas urbanas ou próximas a elas e/ou áreas indicadas pelos patrocinadores. Nas atividades de educação ambiental desse projeto o público alvo é a comunidade das cidades pertencentes à bacia hidrográficas onde os plantios serão realizados.

O Projeto “Produtor Legal” tem como objetivo recuperar as Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais de pequenos e médios produtores, possibilitando uma diversificação na fonte de renda destes, a regularização ambiental perante a lei e a melhoria na qualidade ambiental dessas propriedades com o conseqüente ganho na qualidade de vida das famílias atendidas. O público alvo será o agricultor familiar e as atividades de educação ambiental e capacitação serão desenvolvidas para o sucesso das atividades de plantio e inserção destes no mercado associado à preservação ambiental e no uso sustentável da terra.

O Projeto Selfie Muda tem como objetivo estimular o plantio de muda espontâneo entre os diversos parceiros da ONG Leão e os beneficiários dos projetos em execução. Através do Facebook da ONG Leão ocorrerá diversas campanhas de plantio e o monitoramento da execução desse projeto.

Portanto são com essas iniciativas que a ONG Leão buscará, em conjunto com os demais parceiros, atingir a Meta de 1.000.000 de Àrvores até o ano de 2020.

PÚBLICO ALVO

ONGs e Movimentos Sociais Parceiros

Beneficiários das Ações

Escolas Públicas e Privadas

Prefeituras Municipais e Agentes Políticos

Empresas e Empreendimentos Sustentáveis

PARCEIROS

INSTITUCIONAIS

STARTUP "A CASA"

ONG LEÃO

startupacasa@gmail.com

EMPRESA VERDEJAR - CONSULTORIA AMBIENTAL

verdejarconsultoriaambiental@gmail.com

5

6

CIRCUITO METROPOLITANO DE CULTURA

CMC​

 

O Circuito Metropolitano de Cultura (CMC) foi um projeto de integração da Região Metropolitana de Belo Horizonte a partir da formação de redes culturais voltadas para o desenvolvimento da região e para a construção de uma identidade metropolitana identificando, valorizando e dando visibilidade às experiências e potencialidades de cada cidade da região.

Em 2012 o CMC implementou ações de fomento à cultura em Ribeirão das Neves, Sabará e Vespasiano. Foram realizados shows musicais, apresentações de teatro, oficinas, sarau, discotecagem e debates, além de um encontro entre produtores culturais de Sabará, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Lagoa Santa no qual foram discutidas estratégias para integração da região na área cultural.

Esse Projeto foi desenvolvido com a parceria entre a Leão e a ONG Fórceps, através da procuração pública ao "Coordenador" e membro desse Coletivo.

Embora efetiva realizações de todas as atividades e ações propostas, o Projeto CMC ainda se encontra com pendências de prestação de contas no Estado de Minas Gerais.

Vale ressaltar que a atual Diretoria Executiva da ONG Leão - Gestão 2015/2017, vem trabalhando arduamente para resolver todas as pendências.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Toda Prestação de Contas já apresentada na Secretaria de Esporte e Juventude do Estado de Minas Gerais e suas pendências,  se encontram disponíveis para consulta, na Casa José de Figueiredo Silva, a todos os cidadãos e Autoridades que se interessarem pelo assunto.

CAMPANHA E CALENDÁRIO

A ONG Leão, no ano de 2017, irá desenvolver uma Campanha de Financiamento Coletivo e um importante Calendário de Ações para sanar tal pendência com o objetivo de somar esforços para resolver tais problemas.

PARCEIROS E RESPONSÁVEIS

INSTITUCIONAIS

ONG FÓRCEPS

BALANÇOS FISCAIS E SOCIAIS​

 

Um importante Relatório de Atividades - 2002 à 2017 está disponível nesse site como forma de dar transparência em todas as ações já realizadas pela Instituição.

Em Março de 2017, quando a ONG realmente completa os seus 15 anos de nascimento, serão disponibilizados todos os Balanços Fiscais e Sociais com detalhamento de todos Projetos já executados.

Vale ressaltar que desde 2012 a ONG Leão não recebe nenhum tipo de recursos financeiros oriundos do Poder Público, sendo que de 2013 à 2016 a Leão atuou com voluntários e empreendedores sociais que impulsionaram as ações e projetos institucionais.

Cito nesse amadurecimento econômico  da auto sustentabilidade  a parceria entre a Empresa Verdejar Consultoria Ambiental e o Escritório de Advocacia Popular.

A ONG Leão se compromete a divulgar quaisquer parcerias que em 2017 realizar, conforme prevê o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - MROSC.

7

8

15º NIVER DA ONG LEÃO

Uma importante Equipe de Mobilização foi criada para a realização das comemorações do 15º Aniversário da ONG Leão a se realizar no dia 05 de Março de 2017, no Parque Natural e Municipal Chácara do Lessa, o nosso quintal de Sabará/MG.

PROGRAMAÇÃO

09hs - Saída da Praça Melo Vianna e Caminhada

09:30 - Boas Vindas e um pouco da ONG

09:40 - Piquenique Cultural com Contação de História

10:20 - Roda de Saberes - 04 Palestras de 10 minutos

11:00 - Plantio de 15 Mudas - Projeto Selfie Mudas

 

​​PARCEIROS INSTITUCIONAIS

STARTUP "A CASA"

​Ong Leão

Verdejar

Advocacia Popular

​VISCERAL COMUNICAÇÕES

CIA UM PÉ DE CONTO

DANIEL DEL RIO

Consultoria​

bottom of page